quinta-feira, 10 de março de 2011

A Importância da Vacinação - O Caso do Cancro do Cólo do Útero

No dia 3 de Março, no âmbito da disciplina de Área de Projecto o grupo “Bactoviromania – Em busca do mundo dos vírus e bactérias” realizou, com a colaboração da enfermeira Aida, a sua primeira palestra no auditório da escola, com o objectivo de sensibilizar a plateia para a importância da vacinação contra o HPV, esclarecendo conceitos relacionados com o vírus do papiloma humano e abordando tópicos relacionados com a prevenção, rastreio, tratamento, métodos de diagnostico do cancro do colo do útero, uma realidade que infelizmente afecta milhões de mulheres em todo o mundo.
O balanço desta actividade foi bastante positivo uma vez que a plateia revelou bastante interesse e mostrou-se colaborante, permitindo ao grupo realizar um dos seus principais objectivos: instruir e sensibilizar a comunidade escolar para a importância da vacinação.
Nesta actividade a colaboração da enfermeira Aida foi fundamental uma vez que nos disponibilizou a informação necessária à realização da palestra, mostrando-se disponível para o esclarecimento de eventuais dúvidas da plateia.
O grupo ponderou realizar esta palestra para outras turmas da ESM e ainda para turmas de 9º ano da Escola D. Pedro II, no entanto após alguma discussão concluímos que este é um tema mais dirigido para a faixa etária dos 15-18 anos de idade.

1 comentário: