segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Aparelho portátil detecta vírus em 35 minutos

Um artigo publicado na revista  “Lab on a Chip” revelou a criação de um pequeno dispositivo portátil capaz de detectar vírus em apenas 35 minutos e que tem potencial para salvar milhões de vidas, sobretudo nos países que dispõem de poucos laboratórios clínicos.

O aparelho, desenvolvido no
Instituto de Bioengenharia e Nanotecnologia de Singapura, incorpora a mais avançada tecnologia para a detecção de vírus em tempo real. Trata-se da reacção em cadeia da polimerase (PCR), que cria e multiplica  cópias de ADN complementar do RNA viral, misturando-as com um corante fluorescente.

As diferenças subtis na intensidade da fluorescência reflectem a presença e a quantidade do RNA viral, o que permite identificar o vírus e ainda detectar a sua concentração.
 

1 comentário:

  1. Caros,



    Tomei conhecimento do vosso projecto, que achei muito interessante e que me parece que se adequa muito bem ao Prémio em engenharia que a Faculdade de Engenharia está a lançar.

    Nesta perspectiva, e caso sejam alunos do ensino secundário nacional, convidava-vos a se inscreverem neste prémio.

    Segue em anexo a brochura do prémio e para mais informações, podem consultar o site: www.fe.lisboa.ucp.pt



    Caso tenham dúvidas não hesitem em me contactar através deste endereço de e-mail ou por telefone para: (21 426 97 70).



    Pedia-vos que divulgassem este prémio pelos vossos colegas.



    Caso pretendam participar em aulas de laboratório de Extracção de Genoma humano (Biomédica), de Informática, de Engª civil e outras áreas, podem também participar no dia aberto da Faculdade a decorrer já no próximo dia 27 de Abril. Para mais informações podem também consultar o site: www.fe.lisboa.ucp.pt



    De forma a avaliar a participação da vossa turma do secundário, pedia-vos que dessem o nosso contacto a um dos vossos professores.



    Concorram ao Prémio e Boa Sorte,



    Diana Luz

    ResponderEliminar