sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Descoberta da NASA: bactéria «extraterrestre» na Terra

Os cientistas da NASA descobriram no Lago Mono, na Califórnia, uma bactéria capaz de se alimentar de arsénico, o que alarga a procura de formas de vida na e fora da Terra.
Até agora, a ciência só considerava como elementos necessários à vida o carbono, o hidrogénio, o nitrogénio, o oxigénio, o fósforo e o enxofre. Isto significa que só se procurava vida em planetas com estes elementos. Mas, de acordo com o estudo financiado pela NASA divulgado esta quinta-feira, esta bactéria GFAJ-1 vive do até agora entendido como veneno arsénico, o que significa que, onde houver este elemento, poderão existir também novas formas de vida.
"O que é novo aqui é o arsénico a ser usado como tijolo pelo organismo", explicou Ariel Anbar, co-autor do estudo que será publicado na edição online da revista Science Express.
"Nós sempre tivemos a ideia de que a vida existe com estes seis elementos sem excepção. Mas talvez haja uma excepção...", acrescentou, deixando no ar a possibilidade de se descobrir vida extraterrestre.

Sem comentários:

Enviar um comentário