segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Aparelho portátil detecta vírus em 35 minutos

Um artigo publicado na revista  “Lab on a Chip” revelou a criação de um pequeno dispositivo portátil capaz de detectar vírus em apenas 35 minutos e que tem potencial para salvar milhões de vidas, sobretudo nos países que dispõem de poucos laboratórios clínicos.

O aparelho, desenvolvido no
Instituto de Bioengenharia e Nanotecnologia de Singapura, incorpora a mais avançada tecnologia para a detecção de vírus em tempo real. Trata-se da reacção em cadeia da polimerase (PCR), que cria e multiplica  cópias de ADN complementar do RNA viral, misturando-as com um corante fluorescente.

As diferenças subtis na intensidade da fluorescência reflectem a presença e a quantidade do RNA viral, o que permite identificar o vírus e ainda detectar a sua concentração.
 

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Primeira vacina contra a SIDA que reduz carga viral

Uma equipa de investigadores espanhóis, do Hospital Clínic, em Barcelona, testou com bons resultados uma nova vacina terapêutica contra o vírus da SIDA, que permitiu pela primeira vez "uma redução significativa da carga viral" no organismo dos pacientes que padecem com esta doença.
Este é o primeiro estudo do género e caso seja corroborada, o Hospital Clínic espera comercializar a vacina no prazo de três anos. No entanto, os cientistas admitem que ainda precisa de ser melhorada. O objectivo do programa público-privado catalão, que desenvolve vacinas terapêuticas e preventivas contra esta doença, é encontrar uma vacina que permita "minimizar a necessidade de tratamento anti-retroviral" – que é bastante dispendioso.